Noticias de Pendências e Região

Prefeitura de Macau é sabatinada por estudantes do IF

Prefeitura de Macau é sabatinada por estudantes do IF. Na tarde desta quarta, 14 de agosto, a Prefeitura Municipal de Macau participou de um evento promovido pelo Grêmio Estudantil Benito Barros(GEBB) do IFRNCampus Macau. Para o evento foram convidados o prefeito Túlio Lemos, os secretários e adjuntos das diversas pastas que compõem a administração municipal. O objetivo do encontro era ouvir a comunidade acadêmica para discutir questões administrativas, esclarecer dúvidas, estabelecer parcerias e discutirem, juntos, soluções para os problemas da comunidade.

Prefeitura de Macau é sabatinada por estudantes do IF
Prefeitura de Macau é sabatinada por estudantes do IF

O evento teve o formato de uma mesa redonda conduzida pela presidenta do Grêmio, Geovana Araújo, e composta pelo prefeito Túlio Lemos, e os secretários de Saúde(Lucianny Guerra), Esportes e Juventude(Breno Silva), Assistência Social(Clóvis Henrique), Turismo e Eventos(Pedro Simões), Infraestrutura(Raynyely Dantas) e a secretária adjunta de Educação(Priscila do Vale). Além de representantes do corpo técnico de servidores de cada pasta, a fim de responder aos questionamentos realizados pelos professores, servidores e estudantes, buscando soluções e parcerias para o enfartamento dos problemas do município.

No primeiro momento ocorreu as apresentações, convocação da mesa e perguntas apenas do Grêmio em um bloco de 45 minutos. Em seguida, o segundo bloco com perguntas abertas para alunos e servidores que questionaram problemas no transporte, dúvidas sobre o funcionamento das secretarias e a possibilidade de parcerias entre os dois órgãos para o planejamento integrado de políticas públicas.

O assunto mais abordado nas perguntas e reivindicações estiveram relacionados ao transporte escolar, e os estudantes relataram todas as dificuldades sofridas por eles diariamente ao utiliza o serviço. Desta forma, Priscila, secretária adjunta da Educação para o setor Pedagógico, e o senhor Ademar Machado(Mazinho), coordenador de transporte escolar, explicitaram as dificuldades enfrentadas, explicaram a logística envolvendo todas as linhas e as problemáticas relacionadas ao transporte. E também demonstraram as medidas que eram possíveis de realizar, assim como anunciaram que mais outro ônibus atenderá a comunidade dos distritos das praias(Barreiras, Diogo Lopes, Sertãozinho). No evento foi avaliado em conjunto que grande parte dos problemas surgiam justamente a partir de ruídos de comunicação entre as duas partes: setor de transporte escolar e estudantes que precisam do transporte. Para tal foi reforçada a importância do canal de comunicação exclusivamente para solucionar problemas relacionados ao transporte escolar.

Os professores e servidores da instituições aproveitaram para discutirem possíveis parceiras entre as instituições. A coordenação pedagógica do IFRN fez reivindicações relacionadas a cessão de uma instrutora de LIBRAS para atender a demanda de um dos dissentes. E outros servidores e docentes cobraram parceiras nas mais diversas áreas de atuação coletiva que possam trazer benefícios para as duas instituições e, sobretudo, para a própria comunidade. Foi agendado uma reunião para discutir a formações de grupos de trabalho já no próximo dia 21 de agosto.

Na oportunidade, o prefeito e a equipe técnica da secretaria de saúde visitaram as instalações de enfermaria, consultório clínico, consultório odontológico do Campus. Ficou pactuado que a Secretaria de Saúde irá estabelecer parcerias com o IFRN para efetuarem ações integradas de saúde com a realização de exames preventivos, saúde bucal e outros procedimentos básicos em saúde. O responsável pelo setor no IFRN relatou que eles não contam hoje com um profissional de enfermagem para a enfermaria e procedimentos básicos e solicitou a Prefeitura um profissional em horários específicos para ações junto aos estudantes. Também foi discutida uma parceria entre as instituições envolvendo o setor de psicologia.

Ao final do evento, o prefeito Tulio Lemos apresentou o Professor Antônio Cortez como o novo secretário municipal de Pesca e Agricultura. Escolha que foi muito celebrada pelos professores e técnicos da área de recursos pesqueiros, tendo em vista que o Professor Cortez é uma referência nacional em pesquisa na área. O Diretor Geral do Campus, o professor Varélio Gomes dos Santos, citou inclusive que durante sua tese de doutorado citou a obra do Professor Cortez, tamanha a sua relevância para o setor pesqueiro. Com isso, a Prefeitura esperar estreitar o relacionamento entre a secretaria, o setor produtivo e as experiências acadêmicas de uma instituição tão importante para a comunidade como é o IFRN.

Veja também

* Macau Recebe o Carrossel da Leitura

* Justiça decreta bloqueio dos bens de vereador de Macau por furto

* Marcos Cabral Teme entregar Macau ao passado

você pode gostar também
Loading...